domingo, 22 de abril de 2018

Preparação de Geleias








Hoje vou começar pelas explicações das geleias... mas já fui adiantando o aspecto da compota de  pêssego, a geleia de marmelo e... o doce de tomate que ficou lindo na taça!!!!!

Estes são os títulos doces e ainda há uma grande variedade de conservas doces em álcool e Cordiais de fruta. Pickles e Chutneys. Num livro de receitas, de muita estimação e em que posso confiar. 
    • Compotas
    • Geleias
    • Doces
    • Manteigas e Queijos de fruta 



    A preparação de geleias

    • Escolha os ingredientes. Seleccione frutos maduros, mas não maduros demais, com um alto teor de pectina . Maças (incluindo maças azedas), groselhas, bagas e frutos cítricos todos fazem boas geleias. O açúcar granulado é o adoçante recomendado. Certifique- se que tem bastante açúcar, porque a quantidade exacta necessária só pode ser calculada depois de os frutos  terem sido cozidos.
    • Prepare os frutos. Escolha frutos macios, retire e deite fora todas as partes podres ou tocadas. Lave os frutos e seque-os. As cascas, as sementes e os núcleos vão  para  o tacho juntamente com a polpa. Junte a água e cozinhe até os frutos ficarem  moles   e polpudos.
    • A fruta e a calda vão escorrer através de um saco de geleia escaldado, têm de ser seguros enquanto o sumo escorre. Resista à tentação de acelerar o processo, apertando o saco, porque isso vai ter como resultado uma geleia turva. Deixe pingar até haver apenas um fio de liquido a cair do saco.
    • Meça o sumo e deite-o num tacho de doce limpo com o açúcar. A quantidade de açúcar utilizado dependerá do conteúdo de pectina do sumo, mas em geral são necessários 450 g de açúcar para cada 600 ml de sumo. aqueça o açúcar antes de o colocar no tacho  do doce. Mexa em lume brando antes do açúcar se dissolver completamente. Ferva rapidamente durante 10 minutos ou até atingir o ponto. Quando a geleia atingir o ponto, baixe o lume ligeiramente para reduzir o nº de bolhas. Retire o tacho do lume, para verificar. Veja o ponto e retire a espuma.
    • Deite a geleia em frascos esterilizados e aquecidos e com o frasco inclinado, para eliminar bolhas de ar. Trabalhe o mais depressa possível porque a geleia pode começar a assentar no tacho e isso vai estragar a sua consistência. 







    Esta é a geleia de marmelo!!

       



      Aqui temos uma geleia de marmelo, uma compota de pêssego e o doce de tomate!!






      Açúcar aquecido

      Depois de pesar o açúcar, este pode ser aquecido para se dissolver mais depressa no sumo. ponha o forno na temperatura mais baixa e coloque o açúcar numa tigela refractária. Aqueça o açúcar cerca de 15 minutos.

      Teste para o ponto e espuma das geleias e do prato frio

      Retire o tacho do lume. A melhor maneira de verificar é com um termómetro de açúcar, que deve indicar 104ºC quando atinge o ponto de pérola. Se não tiver o termómetro, use o teste do prato frio: deite um pouco de geleia num prato frio e esfrie rapidamente no frigorífico  Se formar uma pele e enrugar quando empurrado com o dedo, deve estar pronta. retire suavemente a espuma da superfície da geleia com uma colher de metal de cabo comprido.

      nota minha: normalmente a espuma tem tendência para se agarrar ás paredes do tacho, ao retirar deve ser raspado de forma a trazer a maior quantidade possível de cada vez e como tem a tendência para se agregar, com cuidado tirará quase tudo, alguns flocos que fiquem retire com a escumadeira, e algum resto que fique encostado ás paredes do tacho, ignore. 

      Esterilização de frascos e tampas

      • Utilize frascos e tampas isentos de etiquetas. Lave bem os frascos e passe-os cuidadosamente por água quente.
      • Coloque uma rede de arame dentro de um tacho largo e fundo e coloque nela os frascos
      • Ponha água quente suficiente para cobrir completamente os frascos. Deixe-os ferver durante 10 minutos. retire-os da água e vire-os para baixo sobre uma toalha grossa, para escorrerem.
      • Esterilize as tampas mergulhando-as em água a ferver. Deixe as tampas a secar completamente sobre um pano limpo.
      • Aqueça previamente o forno a 110ºC. Seque os frascos no forno. Podem ser conservados quentes no forno antes de serem necessários, ou, se a compota tiver de ser colocada num frasco frio, retire-os, deixe-os esfriar, e encha-os logo que possível. 







      Autores
      Elisabeth Lambert  e Ortiz e Judy Ridgway

      Nenhum comentário:

      Postar um comentário