domingo, 22 de abril de 2018

Saberes... de sal... com Massa de Pimentão





Saberes... de sal... com Massa de Pimentão




Platão escrevia a certa altura que o sal é uma substancia cara aos deuses, e não andaria muito longe da realidade. Desde a antiguidade que o sal é utilizado pelos homens e é considerado um bem muitíssimo precioso. 

Consideravam eles que era uma dádiva dos Deuses e associaram-na tanto à religião, quanto à bruxaria.

Para além disso, o seu valor monetário e económico era comparável ao do ouro, da sede e 
das especiarias.

Os registos do uso do sal remontam à 5 mil anos. Ele já era usado na Babilónia, no Egiptona China e em civilizações pré-colombianas. Nas civilizações mais antigas, contudo, apenas as populações costeiras tinham acesso a ele.

Escasso e precioso, o sal era vendido a peso de ouro. Em diversas ocasiões, foi usado como dinheiro. Entre os exemplos históricos mais conhecidos figura o costume romano de pagar em sal parte da remuneração dos soldados, o que deu origem à palavra salário. Ainda hoje um dos principais acessos de Roma se chama "Via Salária" pois era por esse caminho que chegavam as caravanas trazendo sal para a capital do império.

Nossos antepassados já sabiam da importância de conservar os alimentos para que não estragassem. Na época da Pré-História, quando os homens voltavam da caça, deixavam a carne que sobrava perto do fogo para receber calor e fumaça até ficar bem seca. Foi assim que surgiu um dos primeiros métodos de conservação de alimentos, a defumação. Defumar, secar ao sol e salgar retiram a água dos alimentos e são os métodos mais antigos de conservação desenvolvidos pelo ser humano.

O sal desidrata os alimentos, retirando ou diminuindo a quantidade de água. Neste mesmo processo, acontece a destruição parcial ou total dos microrganismos que alteram a qualidade dos alimentos. Desta forma, aumentamos a durabilidade destes alimentos porque foi diminuída da ou eliminada a reprodução microbiana que estraga o alimento

Hoje trago uma conserva preparada pelos métodos primários e... que não se iguala em paladar a qualquer outra forma de a preparar ! 

 Como preparar... Massa de pimentão !
  1. Escolhe-se os pimentos grandes e compridos e com a casca o mais lisa possível.
  2. Lavar e secar muito bem os pimentos, abrir e retirar bem as sementes e as películas brancos que tem no interior. 
  3. Como as extremidades do pimento são côncavas, cortar e reservar.  

Coloca-se sobre a mesa os ingredientes e a rede sobre o recipiente.
  1. O pimento cortado e o sal.
  2. Um passador de rede larga de plástico para colocar dentro de um recipiente que vai reter o liquido em que o sal se vai tornar.





Usei:
1 kg  de pimentos
1/2 kg de sal, +/-

As camadas de pimento podem ser mais: Eu utilizo recipientes maiores para poder fazer quantidades generosas.



1ª  Camada, os pedaços côncavos reservados são colocados na rede e cola-se o sal.























2ª   Camada, coloca-se os pedaços do pimento bem esticados e acamam-se sobre 1ª camada  espalhando o sal de forma a que toda a base do pimento fique tapada com sal.



3ª  Camada, repete-se como na 2ª camada; e como neste caso será a última, a camada de sal é reforçada.

E vai para o frigorífico... Devia ficar destapado, mas pode colocar uma tampa desde que não tape na totalidade e deixe arejar. Se o passador ficar muito justo à tigela que vai recolher o liquido e muito tapado, vai originar que o bolor se possa desenvolver.
Quando houver liquido na tigela retire e assim dessa forma o frigorífico não vai reter odores. 

O tempo de permanência no frio é um pouco relativo, depende da temperatura em que está o frigorífico e a maturação do fruto. Nunca inferior a três semanas e o ideal são quatro a cinco semanas. 
  



















Retira-se a tigela  do frio e sacode-se o excesso de sal. Corta-se cada tira em três pedaços e no robot de cozinha tritura-se ao nosso gosto, dependendo também de como a vai utilizar. 



Para guardar esta conserva utiliza-se a mesma técnica de esterilizar os frascos como aqui

Colocar a conserva nos frascos e comprimir para evitar espaços vazios e cobrir com uma camada de azeite de 1 centímetro. Guardar no frio





Vale muito em paladar e é tão pouco... o esforço que despendemos !

Podem fazer-se maravilhas com este tempero. Pode ser utilizado em quase tudo que confeccionamos, sobejamente conhecida é a carne de porco à Alentejana que é temperada com a massa de pimentão. Conserva característica do Alentejo, mas actualmente generalizada por todo o país. 
  
Brevemente trarei novidades !!





Novos tipos de conservação foram surgindo. Além da desidratação e da defumação, anteriormente mencionadas, existiam povos que cozinhavam suas caças e as deixavam imersas em gordura.
Esse método consiste em uma barreira física. O alimento fica isolado do ar e da água impedindo, assim, a acção de micro-organismos.

Ao longo dos séculos recorreu-se a todas as formas para a conservação dos alimentos e as várias formas dessa utilização mediante as zonas climáticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário